Como Dizer Feliz Natal em 21 Idiomas Diferentes
Como o Papai Noel sabe tantos idiomas? 🎅 Vamos descobrir o segredo dele.
Esqueça o 'carpe diem'. É hora de 'veni, vidi, vici' como um verdadeiro Júlio César.
Longe de ser uma língua morta, o latim está muito presente em nossas conversas do dia a dia. Carpe diem, et cetera, cum laude, curriculum vitae e mea culpa são apenas algumas das frases em latim ainda amplamente utilizadas hoje em dia. Não está claro se o latim voltou à moda ou se ele sempre foi tão legal por centenas de anos. Mas uma coisa é certa: as frases em latim são atualmente os irmãos mais descolados das gírias. E Júlio César aprova essa mensagem.
Não, sério. Você não percebeu como inserir algumas palavras em latim aqui e ali automaticamente faz alguém parecer mais inteligente? Até a conversa mais monótona pode se transformar em uma discussão erudita se você usar as frases em latim certas. Aqui está a prova:
– Você quer o sorvete de chocolate ou o sorvete de baunilha?
– O sorvete de baunilha. Você me conhece: semper fidelis à baunilha.
Como você provavelmente já adivinhou, semper fidelis significa ‘sempre fiel’ ou ‘sempre leal’. Então, sim, Q.E.D. ou quod erat demonstrandum ( ‘o que deveria ser demonstrado’) – que, aliás, é a cereja do bolo das frases em latim. Para mostrar como você logicamente provou algo, use Q.E.D. com confiança no final de sua conclusão. Você impressionará a todos com sua escolha requintada de palavras.
Antes de mergulhar nas palavras e frases latinas realmente legais, vamos fazer uma parada rápida na “estação das frases latinas mais comuns”. Você sabe o que dizem – você não pode desfrutar completamente do prato principal sem um aperitivo adequado. Então, vamos começar com o significado de carpe diem, ad hoc, status quo, et cetera.
Mas primeiro, uma observação rápida. Evite usar ditos e frases em latim ad nauseam ( ‘até a náusea’ ) em seus discursos. Embora possam impressionar seus amigos (e inimigos) se usados com cuidado, o contrário também pode ser verdade se você for excessivamente zeloso.
Elas são quase tão famosas quanto o próprio Júlio César.
Eu vim, eu vi, eu venci.
Famosamente atribuída a Júlio César em uma mensagem que ele supostamente enviou ao Senado Romano para descrever sua rápida e conclusiva vitória contra o rei Farnaces II do Ponto, perto de Zela, em 47 a.C.
O dado está lançado.
Outra frase em latim dita por Júlio César ao cruzar o Rubicão para entrar na Itália e iniciar a longa guerra civil contra Pompeu e os Optimates. O significado desta frase refere-se ao ponto de não retorno.
Aproveite o dia.
Provavelmente a frase latina mais popular dos tempos modernos. Felizmente, temos uma ainda melhor: carpe vinum. Literalmente ‘aproveite o vinho’. A única frase em latim de que você precisará em uma noite de sexta-feira. E falando em noite, você também deve se lembrar da variação carpe noctem, que significa literalmente ‘aproveite a noite’. De qualquer forma, o significado geral é aproveitar ao máximo tudo.
Penso, logo existo.
Um ditado (‘uma breve declaração que expressa uma verdade geral’) cunhado pelo filósofo francês René Descartes em latim.
O que Descartes não sabe é que hoje em dia as pessoas preferem a versão bibo, ergo sum, que significa literalmente “Eu bebo, portanto, eu existo”.
No vinho, há verdade.
Tenha cuidado se você carpe vinum naquela noite de sexta-feira de que falamos. Esse ditado latino sugere que você provavelmente revelará todos os seus segredos se beber álcool em excesso.
“E você, Brutus?”
Ou “Você também, Brutus?”. Essa citação latina aparece na peça “Júlio César” de William Shakespeare, no exato momento do assassinato de César. Ao reconhecer seu amigo, Marcus Junius Brutus, como um dos assassinos, Júlio César pronuncia estas últimas palavras.
Aquela cena é muito trágica, mas hoje em dia, a frase pode ser usada de forma irônica para condenar a mudança de coração de um amigo.
Ações, não palavras.
Similar a res, non verba, o equivalente em inglês dessa expressão é “ações falam mais alto do que palavras”. Em outras palavras, aja sobre isso ou sempre siga suas declarações com ações.
Cartago deve ser destruída.
Antes da Terceira Guerra Púnica entre Roma e Cartago, Catão, o Censor, um político romano, costumava concluir todos os seus discursos no Senado com essa frase. Embora ele fizesse isso numa tentativa de promover a guerra, hoje em dia a expressão pode ser usada de forma figurativa para expressar um total apoio a uma ideia.
Você provavelmente já ouviu essas palavras, mas nunca soube o que elas significavam. É hora de mudar isso.
Para a pessoa
Abreviação de argumentum ad hominem (literalmente significando ‘argumento contra a pessoa’). Refere-se a uma estratégia retórica em que o orador ataca a outra pessoa em vez do próprio conteúdo do argumento.
Algo por algo
Ou ‘isto por aquilo’. Um favor concedido em troca de algo mais. Similar a “você arranha minhas costas e eu arranho as suas”.
Deus da máquina
Um recurso utilizado para resolver um problema aparentemente insolúvel. Muitas vezes considerado uma forma preguiçosa ou barata de amarrar pontas soltas em filmes ou livros. Um bom exemplo poderia ser Arya matando o Rei da Noite em Game of Thrones.
Para isso
Ou ‘para este propósito’. Algo que não é planejado, mas feito apenas quando necessário. Uma reunião ad hoc.
Através da minha culpa
Um reconhecimento da própria culpa ou uma admissão de culpa.
O estado existente (dos assuntos)
Principalmente usado em relação a questões sociais ou políticas. “Os oficiais queriam manter o status quo, então eles não votaram para admitir os novos membros.”
Por si só ou em si mesmo
Usado para descrever ou falar sobre algo por si só, em vez de em conexão com outras coisas. “Eu não sou fã da língua latina per se, mas sim da sua influência nas línguas modernas.”
Mãe nutridora
Usado para identificar a instituição de ensino que alguém frequentou anteriormente. Sugere que uma escola fornece nutrição intelectual aos seus alunos.
De fato
Descreve algo que existe de fato, embora talvez não seja legal. Contrasta com de jure, que se refere a coisas que acontecem de acordo com a lei.
Uma pessoa indesejada
Especialmente usado na diplomacia, mas também em conversas do dia a dia. “Julian é uma persona non grata para nós desde que ele ofendeu Miriam.”
De boa fé
Se algo foi feito de boa fé, então é sincero, genuíno ou autêntico.
Do seu próprio tipo
Constituindo uma classe sozinha. Único. Pense em Mozart, por exemplo.
Sem o qual, não
Algo absolutamente essencial. Uma tradução mais clara poderia ser ‘sem (algo), (outra coisa) não será possível’. “A criatividade é uma sine qua non para escrever romances.”
Ao infinito
Ao contrário das palavras latinas anteriores, esta é bastante autoexplicativa.
E outras coisas similares
O favorito de todos os estudantes. Todos nós sabemos o que isso significa, não é?
Você sabe qual é a coisa mais legal sobre as seguintes frases em latim legais? Elas são atemporais. Se as viagens no tempo forem inventadas em alguns anos, essas frases serão úteis, independentemente do século para o qual você escolher viajar. Além disso, esta seleção inclui apenas as expressões mais relevantes, para que você não precise se preocupar com redundância.
Prepare-se para dar vida ao seu alter ego romano em 3… 2… 1. Vamos lá!
Rir corrige os costumes.
De acordo com essa frase, supostamente se corrige os maus hábitos rindo deles. Claro, você não deve rir de estranhos, mas seus amigos íntimos provavelmente gostarão da ideia.
Bom para quem?
Ou quem se beneficia? Similar à expressão sequere pecuniam (“siga o dinheiro”), essa frase sugere procurar o culpado na pessoa que se beneficiaria de um evento indesejado.
Isso me incomoda no pé.
Semelhante ao ditado em inglês “um seixo no sapato”, me vexat pede refere-se a uma situação ou pessoa trivial que está sendo irritante. Os romanos não parecem tão sérios agora, não é mesmo?
Ordenhar um bode.
Estou errado ou esta será a sua frase em latim favorita em breve? Embora sugira tentar o impossível – o que é uma questão muito séria – você não consegue deixar de sorrir com a imagem.
Do nada, nada vem.
Ou pelo menos foi o que Lucrecio disse. Originalmente significando “é necessário trabalhar para ter sucesso”, a reinterpretção moderna sugere que “tudo tem suas origens em algo”.
Ninguém dança sóbrio.
Você já ouviu falar de Cícero? O famoso estadista, advogado, estudioso, filósofo e acadêmico cético romano? Bem, ele disse isso. Provavelmente após uma noite interessante em que carpe vinum era seu lema favorito.
Nos esforçamos pelo proibido.
De ‘Amores’ de Ovídio. Esse comportamento não é estranho ao mundo moderno. Altamente disputado entre filósofos, nitimur in vetitum também foi o que levou Eva a dar uma mordida na fruta proibida.
O Imperador não está acima dos gramáticos.
Conhece algum “nazista da gramática”? Eles vão adorar essa frase em latim. Sua origem remonta a 1414, quando o Imperador Sagrado Romano Sigismundo de Luxemburgo cometeu um erro gramatical durante seu discurso ao Conselho de Constança. Depois que o erro foi apontado a ele, Sigismundo decidiu irritadamente simplesmente mudar a regra gramatical de acordo com sua vontade. Nesse momento, um membro do Conselho aparentemente levantou-se e disse “Caesar non supra grammaticos”. Uma história bem legal, não é?
O dinheiro não tem cheiro.
Segundo Suetônio, quando o imperador romano Vespasiano impôs um imposto sobre a urina, seu filho Tito reclamou da natureza repugnante do dinheiro. Agora você provavelmente está se perguntando o que diabos é um imposto sobre a urina. Bem, a urina coletada nos banheiros públicos de Roma era vendida como ingrediente para vários processos químicos. Então não, as pessoas de Roma não pagavam um imposto para urinar. Em vez disso, os compradores da urina o faziam.
Você pode imaginar o que aconteceu em seguida. A resposta de Vespasiano ao seu filho foi mostrar uma moeda de ouro e perguntar se ela tinha cheiro. O resto é… história.
Um estômago cheio não gosta de estudar.
Para ser honesto, meu estômago também não gosta de estudar quando está vazio. E o seu?
Enfim, parece que os romanos acreditavam que é difícil se concentrar após uma refeição farta.
Apressa-te devagar.
Uma frase oxímorica atribuída a Augusto. Genial, se me perguntarem. Equivalente a “mais pressa, menos velocidade”, festina lente encoraja essencialmente a avançar rapidamente, mas com cautela.
A barba não faz um filósofo.
Quer impressionar a todos com sua erudição? Use essa frase em latim em vez de sua equivalente em inglês: “as roupas não fazem o homem”. Ou a semelhante cucullus non facit monachum (“o capuz não faz o monge”).
Sobre gostos não há discussão.
Frase diferente, mesma história. De nada.
Temor aos gregos, mesmo quando trazem presentes.
Similar a equo ne credite (“não confie no cavalo”). A frase pertence a Laocoonte, quando supostamente alertou seus companheiros troianos contra aceitar o cavalo de madeira dos gregos. Hoje em dia, essa expressão pode ser usada figurativamente entre amigos.
É doce às vezes agir como um tolo. / É agradável relaxar de vez em quando.
Por Horácio em ‘Odes’. Frase genial em latim criminosamente pouco utilizada. Confio em você para mudar isso.
A sorte favorece os audazes.
Supostamente as últimas palavras de Plínio, o Velho, antes de deixar os cais de Pompeia para resgatar seu amigo Pomponiano da erupção do Vesúvio em 79. A frase também aparece na Eneida de Virgílio.
Assim de fato.
Coisa engraçada sobre os romanos. Aparentemente, eles não tinham uma palavra para ‘sim’, então usavam ita vero em seu lugar.
O lobo na história.
O equivalente em latim de “falar do diabo”. Quando você fala de alguém e eles aparecem de repente, quase como se você os estivesse convocando, esse provérbio é perfeito.
Lembre-se de viver.
Todos nós ouvimos falar de memento mori (“lembre-se que você [tem que] morrer”), mas aparentemente uma visão mais otimista da vida também existia.
O riso é abundante na boca dos tolos.
Similar a per risum multum poteris cognoscere stultum (“pelo riso excessivo, pode-se reconhecer o tolo”). Você tem aquele amigo que ri de suas próprias piadas antes mesmo de contá-las? Se sim, então esse ditado é para ele. Apenas se ele não se ofender facilmente, é claro.
Arrotar diante dos surdos.
Você tem que amar a língua latina. Depois de saber da existência dessa frase, não mais considerei minha tentativa de aprender o máximo possível de frases em latim como fútil.
Se não ficou óbvio o suficiente, surdo oppedere se refere a uma ação inútil.
Ou César ou nada.
Ou “tudo ou nada”. Esse era o lema pessoal do infame cardeal italiano Cesare Bórgia. Hoje em dia, a expressão pode ser usada para denotar a aspiração absoluta de ser o melhor.
Você está chicoteando um homem morto.
Alguma vez você já criticou alguém que não sentia remorso por suas ações? Essa frase é exatamente sobre isso, mas dita de uma maneira muito mais criativa e interessante. Tenho que lembrar dessa.
Para concluir nossa exploração das frases em latim em um tom positivo, vamos ver o que os romanos tinham a dizer sobre o amor. É verdade que eles falavam mais sobre guerras, mas você não precisa desse tipo de negatividade em sua vida, não é mesmo? Por que aprender frases em latim sobre guerra, quando o amor sempre vence?
Se você quer ser amado, ame.
Escrito por Sêneca em sua sexta carta a Lucílio. A frase tem uma dupla interpretação: ‘apenas almas amorosas podem inspirar amor’ e ‘você não pode pedir amor àqueles que você não ama’.
O amor conquista tudo.
Famosamente atribuída ao poeta latino Virgílio, essa frase latina popular também é o título de uma pintura do artista barroco italiano Caravaggio.
Onde (há) amor, (há) dor.
Não importa o quão bonito, o amor também pode machucar. Essa expressão se refere à dor que o amor pode infligir à alma, especialmente se estivermos falando de amor não correspondido.
O amor é rico tanto em mel quanto em veneno.
Parece que o amor não era diferente na Roma Antiga. Essa citação apareceu na peça ‘Cistellaria’ de Tito Mácio Plauto.
Ai de mim! O amor não pode ser curado com ervas.
De ‘Metamorfoses’ de Ovídio. Nós entendemos sua dor, Ovídio.
Falando sério, frases, citações e ditados em latim são uma forma divertida de expandir seu vocabulário e aprender mais sobre a origem das palavras que usamos todos os dias. Embora o latim seja o ancestral comum das línguas românicas, também influenciou as línguas germânicas (das quais o inglês faz parte). Portanto, pode ser bastante esclarecedor se inspirar nos mestres oradores e usar palavras e frases em latim em suas conversas diárias.
Além disso, o latim pode prepará-lo para muitas profissões ou simplesmente para discussões com pessoas eruditas. Essas áreas incluem direito, medicina, ciência, música, teologia, filosofia, arte e literatura. Muitos estudiosos acreditam que aprender latim também aguça a mente e cultiva a análise e a atenção.
Além disso, a língua latina é rica em lições de vida, lemas e palavras para se viver. Ao aprender esses ditados, você não apenas melhorará seu vocabulário, mas também sua experiência de vida.
Por último, mas com certeza não menos importante, ao soltar uma ou duas palavras em latim legais aqui e ali, você adicionará pelo menos 50 pontos ao seu nível de legalidade.
A língua latina não é mais um código secreto destinado apenas a estudiosos ou à Igreja Católica. A partir de agora, você pode aprender latim com o Mondly usando lições curtas e tópicos práticos para ajudá-lo a descobrir como os romanos conversavam em seu dia a dia.
Em pouco tempo, você será capaz de falar como um verdadeiro Júlio César.
Comece a usar o Mondly gratuitamente em seu computador ou baixe o aplicativo e aprenda latim rapidamente a qualquer hora e em qualquer lugar.
Como o Papai Noel sabe tantos idiomas? 🎅 Vamos descobrir o segredo dele.
Você já se sentiu deslocado em um grupo de amigos britânicos? Aqui estão 50 expressões britânicas garantidas para fazer você se sentir como um deles.
Os números em japonês são na verdade fáceis de dominar assim que você entende os conceitos básicos. Vamos mergulhar e aprender como contar em japonês.